segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Candidíase,você sabe o que é?


Cerca de 70% da população mundial carrega em seu corpo o fungo Cândida Albicans,que é o maior causador da infecção conhecida por candidíase.A maioria dos homens que já ouviram falar desse mal,acham que é exclusividade feminina,mas quando a parceira tem um surto,a coisa começa a complicar para o casal. O homem não manifesta com facilidade os sintomas,porém a cândida pode originar tumores em indivíduos idosos ou desleixados quanto a sua saúde,entre outros sintomas que veremos mais adiante.
A Cândida está presente nos alimentos,tanto de origem vegetal e animal,porém em pequena quantidade não causa danos aos seres humanos.O que devemos ter em mente à respeito do fungo é saber como evitar que ele se espalhe pelo corpo inteiro.Seu habitat inicial é o intestino,porém se tivermos algum desequilíbrio em nosso organismo a infecção se propaga pelo fígado,rins,articulações causando dores nas mesmas,corrente sanguínea e cérebro causando depressão.O diagnóstico clínico é indicado,mas
vou descrever alguns fatores desencadeadores da infecção logo abaixo:
-Sistema imunológico debilitado;
-Uso prolongado de antibióticos e alguns medicamentos;
-Estresse elevado;
-Uso prolongado de contraceptivos;
-Consumo elevado de alimentos que contém fungos como pães,pizzas e leveduras;
-Consumo elevado de carboidratos e açúcar;
-Consumo excessivo de bebidas fermentadas,principalmente cerveja;
-Ingestão de bebida junto ou logo após a refeição (isso causa fermentação no intestino);
-Ingestão excessiva de laticínios;
-Uso de roupas íntimas justas e feitas de materiais sintéticos;
-Higiene precária;
-Amendoim e castanha de caju costumam conter o fungo.

Se você tem micose nos pés (pé-de-atléta),nas unhas,na pele(pano branco, por exemplo) e tem resfriados com freqüência,é sinal de que o fungo pode estar invadindo seu corpo,ocupando suas defesas com isso. Os alimentos que possuem fungos em sua composição como pães,pizzas e bebídas fermentadas confundem seus anti-corpos,dificultando o controle da infestação.
Em estágio mais avançado,a infecção se manifesta com sensibilidade ou irritação na vagina ou pênis,podendo causar ferimentos inclusive no ânus,boca e demais mucosas. Nas mulheres (bem mais freqüente),apresenta corrimentos sem odor fétido. Os excrementos do fungo,quando liberados em grande quantidade no organismo humano,causam também intoxicação,gerando mais estresse e desequilíbrio hormonal.
É muito comum que sendo diagnosticada a infecção,os médicos receitem tanto fungicidas de uso tópico como oral,porém isso tende a tornar o parasita resistente e o pior,causar reincidência.Os orgãos genitais devem ser lavados com sabão neutro,à fim de preservar sua proteção natural.
Alguns alimentos já possuem seu efeito fungicida comprovado citando o alho, orégano,
qualquer alimento rico em ômegas como linhaça e peixes marinhos,lactobacilos acidófilos (que existem em sachês ou cápsulas),esse último item pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais,mas é bom consultar um médico para prescrever a dosagem.Utilize também óleo virgem de côco que é eficaz nessa batalha.
Além desses alimentos e das situações citadas acima,estudos recentes apontam que nos casos mais graves a imunoterapia deve ser a medida adotada,relembrando que os fungicidas sintéticos podem aumentar a resistência do fungo.
Cientistas especialistas em oncologia, indicam que os tumores malígnos podem ser formados resultando da combinação do dna de fungos ou bactérias com os de nossas células! À partir desse indício tendem a surgir vacinas eficazes,mas até lá observe seu sistema imunológico com atenção (procure usar preservativos)e evite se estressar .Vale ressaltar que o corpo deve ser desentoxicado com o uso de alimentos ricos em clorofila e bastante liquido.

Um comentário:

  1. Já passei por este fungo, não precisa fazer muito muita higiene local, o necessário, e pode ser transmitido por praia também, amei a matéria..vou mudar minha alimentação.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e comente!
Obs:Qualquer debate ofensivo entre comentaristas será contido.