terça-feira, 16 de agosto de 2011

A importância do ômega 3 na capacidade mental

O cérebro humano representa apenas 2% do nosso peso total, mas usa aproximadamente 20% do oxigênio consumido por todo nosso corpo quando está em repouso. Ele é um órgão complexo que só recentemente tem sido desvendado.

Você já sabe que os alimentos que comemos influenciam o nosso corpo. Mas o que você não sabe ainda é que eles podem ter muito mais do que uma simples influência no funcionamento do nosso cérebro.

O humor, a motivação e a performance mental estão intimamente ligados aos alimentos que ingerimos.Estudos mostram cada dia mais que algumas substâncias contidas em determinados alimentos podem aumentar a capacidade mental.

Mais de 20% do cérebro é composto de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções. A saúde do nosso cérebro depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo de gordura.

A performance mental exige um tipo específico de gordura encontrado mais frequentemente em peixes, conhecidos como ácidos graxos Omega-3.

Os ácidos graxos Omega-3 são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem.

Então a presença de Omega-3 cria um ambiente ideal para a troca rápida de "mensagens" entre as células do nosso cérebro. Se o cérebro para de receber Omega-3, ele procura se adaptar a essa deficiência. Como consequência ele fica "preguiçoso" e as respostas passam a ser mais lentas. Quando esse comportamento é repetido dia-após-dia, o cérebro passa a encarar esse novo estado como sendo o seu novo padrão normal de funcionamento.

É aí que problemas de memória, alterações de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes.

Estudos mostram que o consumo regular de Omega-3 está ligado aos seguintes benefícios:

boa concentração;
boa memória;
motivação;
boas habilidades motoras;
boa velocidade de reação;
neutralização do stress;

As fontes principais de Omega-3 são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe.

A American Heart Association recomenda o consumo de peixe (peixe especialmente gordos como a cavala, a truta do lago, arenque, sardinha, atum e salmão) pelo menos 2 vezes por semana.

Para quem não gosta ou não inclui os peixes ou os óleos de peixe no cardápio, as sementes de linhaça e óleo de linhaça são as melhores alternativas como fonte de Omega-3.

Além de todos esses benefícios para o cérebro, o Omega-3 atua na redução dos níveis de triglicérides e consequentemente reduzir os riscos de doença do coração,melhorando consideravelmente a condição de pessoas que sofrem de depressão,artrite,osteoporose,doença de pele entre outros.
Seu grande poder anti-inflamatório lhe confere essas virtudes.
Mas é muito bom ressaltar que o excesso de ômega 3 retarda a coagulação sanguínea e o necessário de consumo são 10% do valor calórico total do dia.

Fontes: http://www.livestrong.com/article/380091-does-omega-3-fish-oil-improve-brain-function/
http://www.umm.edu/altmed/articles/omega-3-000316.htm
http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=25

Vídeo informativo abaixo:



2 comentários:

  1. Oi colega.Óleos Omega 3 são ácidos gordurosos poliinsaturados – que são gorduras ‘boas”. Existem dois tipos de ômega 3, e cada um tem um efeito levemente diferente no corpo. Plantas e vegetais produzem AAL (Ácido Alfa Linolênico),enquanto os peixes são responsáveis pelo ADH Ácido Docosahexaenóico e pelo AEP Ácido Eicosapentanóico.
    Estudos mostram que ambos os tipos de ômega 3 têm um efeito protetor para a saúde do coração e são importantes para a função e desenvolvimento de cérebro.
    Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico, são ácidos carboxílicos poliinsaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. Muitos deles (e outros ômega 6) são chamados de "essenciais" porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras [1].
    A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colestrol bom HDL. Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos.
    O ômega 3 é reconhecido como sendo um nutriente cardioprotetor. Os efeitos cardioprotetores do ômega-3 parecem dever-se, principalmente, a uma combinação de resultados nos seguintes parâmetros de risco à saúde cardiovascular:
    Diminuição do triglicerides no sangue;
    Prevenção de batimento cardíaco irregular (antiarritmia);
    Diminuição da pressão sanguínea;
    Ajuda o combate ao câncer;
    Ajuda com depressão;
    Redução da agregação plaquetária e;
    Aumento da fluidez do sangue.
    Redução de episódios psicóticos
    O ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o cérebro e o coração. No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois ele evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos, fazendo assim com que eles se entupam, causando os ataques cardiovasculares.
    Já o cérebro é constituído de 20% de gordura, então é importante o consumo de ômega 3 para deixá-lo ativo, em sua deficiência o cérebro funciona lentamente causando assim a falta de memória.
    Mas é muito bom ressaltar que o excesso de ômega 3 retarda a coagulação sanguínea e o necessário de consumo são 10% do valor calórico total do dia.
    Os cientistas observaram uma incidência curiosamente baixa de doenças cardiovasculares entre os esquimós da Gronelândia, apesar de sua alimentação conter alto teor de gordura. O motivo é a sua alimentação, que consiste em peixes ricos em ácidos graxos ômega-3. Este é o ponto de partida para maiores estudos sobre a importância do omega-3 para a saúde humana. abs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por essa colaboração!!!
    Valeu e um grande abraço!
    Já adicionei a recomendação no post. :D

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e comente!
Obs:Qualquer debate ofensivo entre comentaristas será contido.