domingo, 24 de junho de 2012

Ecotelhado/Telhado verde


Você já ouviu falar em telhado verde?O telhado verde consiste na aplicação de vegetação sobre coberturas. Essa técnica é adotada nos Estados Unidos e Europa há mais de 30 anos e pode ser aplicada em qualquer tipo de edificação, desde que observadas questões como estrutura e impermeabilização do local a ser implantado. O telhado verde é um jardim suspenso, também conhecido como ecotelhado. Esse tipo de cobertura vegetal pode ser instalada tanto em cobertura de prédios (laje) ou sobre telhados convencionais, como o de telha cerâmica, fibrocimento, dentre outros. É possível fazer um telhado com grama ou com plantas. Vantagens: . Conforto térmico: Além do isolamento térmico ele age por evapo-transpiração, perdendo a energia de evaporação da água por ele retida. Por diminuir também significativamente a necessidade de energia para climatização de ambientes, o telhado verde contribui para a diminuição da emissão CO2; . Qualidade do ar: Além de reter o carbono, o telhado vivo age como purificador do ar urbano, através da fotossíntese e da absorção dos poluentes ao substrato; . Isolamento acústico: A vegetação absorve e isola ruídos; . Produção de alimentos: As áreas verdes podem ser aproveitadas para horticultura e ainda servem como habitat de algumas espécies; . Proteção estrutural: A cobertura vegetal elimina a concentração de calor, evitando a dilatação e protegendo a edificação contra trincas. Além disso, o substrato absorve as chuvas ácidas; . Proteção pluvial: A laje vegetada contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva,minimizando o impacto de enchentes; . Arquitetônica: O telhado ecológico aparece como tendência arquitetônica em um ambiente urbano saturado de concreto, metal e vidro, fazendo um contraponto de cor, vida e renovação em uma área antes inutilizável. Nova opção de design para indústrias, residências e fachadas devido à variedade de plantas e folhagens possíveis; . Valorização do Prédio: Pelos seus benefícios confere ao prédio um maior valor no caso de venda, além de transformar áreas planas em espaços de lazer.

10 comentários:

  1. tai uma boa idéia para praticarmos a ecologia, mas e se vier um cavalo ou uma girafa e comer a grama que cobre e decora a casa?
    rsss....

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu caro Reginaldo...
    O jeito é por muros em volta do imóvel...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Aquiles interessante o seu blog, é lindo essa cobertura vegetal, bem criativo seu blog desejo sucesso beijo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Leny!
    Se ao menos 40% das pessoas implantassem eco-paredes ou eco-telhados em seus imóveis,o calor,as enchentes e a poluição seriam amenizados!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de poder viver em uma casa como essa, além do bem estar ainda e ajudar a melhorar o nosso meio ambiente. fico imaginando os pássaros vindo até a sacada no começo da manhã e no final da tarde.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que seguisse meu blog "Sou Maluca Sim! jeckmaluca.blogspot.com/ Sou sua seguidora. grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jaqueline!
    Se Deus quiser,poderemos viver numa casa assim!
    Eu já sigo seu blog,sou seu amigo no Dihitt e no Facebook! (Adn Braz).
    Se puder,visite meu blog www.biscuitsdoadn.blogspot.com.br .
    Sei que gosta de arte e creio que irá gostar das esculturas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Como faço um eco telhado com telhas de fibrocimento?
    è possivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hebron!!!
      Me desculpe por demorar eras para te responder. Estive envolvido em muitas questões familiares e mais responsabilidade no meu emprego.
      Vou voltar à publicar coisas boas aqui e aquecer esse blog.
      Hoje à variedade de materiais e plantas está bem mais vasta. Vou procurar um bom vídeo informativo à respeito e postar aqui ok?
      Forte abraço!!!

      Excluir

Seja bem vindo e comente!
Obs:Qualquer debate ofensivo entre comentaristas será contido.