domingo, 18 de setembro de 2011

Morango ; muito cuidado ao comprar!


Como nem tudo é perfeito, o morango costuma carregar resíduos de agrotóxicos. Ele é sensível ao ataque de pragas . Por isso o uso de defensivos agrícolas é corriqueiro, diz Alexandre Hoffmann, da Embrapa. A maneira mais eficaz de driblar as substâncias tóxicas é optar pelo produto orgânico. No mínimo, na hora da compra, prefira o produto com selo de certificação que garante a origem e os cuidados no cultivo.

Observe também a cor. Quanto mais vermelho, melhor. Isso indica que está maduro e os pesticidas, se foram usados, já perderam parte do efeito. Antes de saborear o fruto, verifique se ele vem com aquele cabinho cheio de folhas. Sim? Então cuidado. É ali que podem se esconder micróbios capazes de causar desarranjos esse cuidado com a folha vale também para os orgânicos, que merecem igualmente uma boa lavada.

O morango orgânico não têm pesticidas, mas podem conter restos de adubo. Ah, uma curiosidade que pouca gente, além dos botânicos, conhece: os frutos do morangueiro, na verdade, são aqueles grânulos em relevo que recobrem o vegetal. A porção vermelha e boa de briga contra os radicais não passa de uma extravagância da natureza.
A porção vermelha é repleta de poros que conduzem os agrotóxicos até a polpa.
Para amenizar esse problema, procure deixar a fruta de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio por meia hora. Essa mistura bota para correr uma parcela das substâncias perigosas. A receita é simples: coloque uma colher de sopa do bicarbonato em um litro de água. Depois do banho na solução, lave os morangos em água corrente.

4 comentários:

  1. Muito bom saber.
    Compartilhei.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nos dias de hoje, quando vamos às compras, principalmente de frutas e verduras, com certeza sabemos que o produto a ser comprado nunca é 100% natural.
    A gente faz o que pode, mas com a pressa das pessoas e a necessidade de se acelerar a safra é nisso que dá.
    Gostava do tempo em que se tinha safra de tudo e tínhamos que saber o tempo certo para comprar.
    Ara muito bacana você ouvir uma pessoa falar - estou com uma vontade de chupar uma manga - mas como não era época a pessoa tinha que esperar.
    Hoje é o preço que pagamos por se ter de tudo quase o ano inteiro.
    Coisas da modernidade!
    Muito pertinente sua postagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Adn
    muito triste essa notícia. Os agrotóxicos estão em tudo quase todas as plantações hoje em dia, por tanto, devemos adotar suas dicas para minimizar as possibilidades de comprar uma fruta envenenada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Poxa, adoro morangos mas, cada vez mais, me certifico que as "coisas" boas, não são mais, tão boas assim...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e comente!
Obs:Qualquer debate ofensivo entre comentaristas será contido.